As Melhores Madeiras para Fabricar Móveis
Share
Existem diferentes tipos de madeira para móveis disponíveis no mercado. Cada uma presenta um conjunto particular de características, como cor, resistência, durabilidade e acabamento.
Assim, para escolher a madeira certa para o seu mobiliário, o melhor é analisar todas suas particularidades e o efeito que você quer que o móvel tenha na decoração.
Nesse artigo, você vai conhecer as melhores madeiras para móveis, suas propriedades e como escolher a melhor para sua necessidade.
Tipos de Madeira para Móveis
Na hora de escolher a melhor madeira para móveis, é preciso refletir sobre alguns fatores. A estética é um fator importante, mas não pode ser o único levado em conta para a escolha.
O móvel precisará ter resistência à água? Ou a intempéries, como sol, chuva e umidade? Precisará passar pelo processo de montagem e desmontagem mais do que uma vez?
Atualmente, os dois principais tipos de madeira utilizados para móveis são as chapas de madeira e as madeiras maciças. Os tipos de chapas mais utilizados na fabricação de móveis são o MDP e o MDF.
Mas é preciso atenção: esse tipo não é à prova d’água. Assim, não são recomendados para móveis externos ou que ficarão na cozinha e banheiro. Já as madeiras maciças proporcionam móveis de elevada qualidade.
E o melhor é que existem madeiras com as mais variadas tonalidades (entre outras características) disponíveis para sua escolha. Esse tipo também oferece a possibilidade de que os móveis sejam feitos sob medida (planejados) e de acordo com sua necessidade.
Basta adquirir a madeira em uma madeireira experiente e legalizada e contratar um bom marceneiro para construir o projeto. Abaixo, você confere as características das melhores madeiras sólidas para móveis. No nosso blog, você também pode ver mais projetos com cada uma dessas madeiras.
Cumaru
Essa madeira é mais utilizada em decks e pisos, mas também tem aplicação em móveis. É uma madeira bem resistente, podendo ser utilizada em móveis para áreas externas.
Com coloração castanho-claro-amarelada, é uma madeira que possui excelente acabamento! Perfeita para móveis em estilo mais rústico e para quem busca um efeito de madeira natural.
Mogno
A madeira mogno é uma das mais utilizadas na fabricação de móveis. Isso porque possui uma beleza sem igual e ótima resistência. Sua coloração varia do marrom-roseado ao marrom-avermelhado.
Atualmente, é comum encontrar no mercado móveis vendidos com padrão mogno. Geralmente, esses móveis são feitos de madeiras inferiores e cobertos com uma camada da madeira mogno.
Cedro
Outra madeira para móveis bastante utilizada na confecção de mobiliário é o cedro. Também conhecido por cedro-rosa, apresenta tonalidade que varia do bege-rosado-escuro ao castanho-avermelhado.
Possui boa durabilidade e é fácil de ser trabalhada. É resistente e pode ser utilizada em móveis para áreas externas. Móveis feitos dessa madeira ganham visual ainda mais bonito com uma camada de óleo de cedro.
Cerejeira
Também conhecida como umburana, a cerejeira é uma madeira para móveis nobre. Por isso, é utilizada na fabricação de móveis de alta qualidade. Sua coloração castanho-amarelada-clara e seu fino acabamento garantem muita beleza para a decoração!
Itaúba
A madeira itaúba é altamente resistente aos organismos apodrecedores, como cupins, sendo muito durável. É uma madeira pesada e dura com acabamento impecável. É fácil der aplainar e ligeiramente difícil de serrar.
Quando cortada, possui coloração esverdeada. Depois adquire tonalidade parda. Com o tempo, pode chegar à tonalidade castanho-escura!
Ipê
O ipê é uma das madeiras mais conhecidas e duráveis! Sua dureza é comparada ao aço e sua coloração marrom-escura apresenta pouca variação. Além disso, é uma das madeiras de lei mais importantes do Brasil.
Peroba Rosa
Já a peroba-rosa, também é uma madeira nobre. Ela é utilizada como madeira para móveis há séculos no Brasil e também é um material muito valorizado no exterior!
Altamente resistente, possui coloração que varia do amarelo ao rosa-avermelhado e um acabamento impecável. É fácil de ser trabalhada.
Teca
Nativa das florestas tropicais da Ásia, a teca apresenta características marcantes, como alta durabilidade e resistência, incrível beleza e fácil trabalhabilidade. Sua coloração varia de castanho-dourado ou médio (escurece com o passar dos anos).
Carvalho
Um dos tipos mais utilizados de madeira para móveis, tem duas variedades de cores: carvalho branco e carvalho vermelho. É uma madeira muito dura e pesada, porém é fácil de ser manuseada e trabalhada!
É nativa do hemisfério norte, possui longa durabilidade, beleza espetacular e alta resistência a fungos.
Nogueira
Madeira para móveis muito apreciada por sua estética, que é sinônimo de sofisticação e elegância. É conhecida por ser uma madeira escura com cor bem viva, um inconfundível castanho-avermelhado, que varia do avermelhado aos castanho-médio e chocolate.
Pinus
O pinus tratado é, provavelmente, a madeira mais acessível da lista de madeiras para móveis. É uma madeira de reflorestamento, o que faz dele um produto ecológico.
Possui tonalidade branco-amarelada (próximo do marfim). Já foi considerado uma madeira pouco nobre, mas, atualmente, é tendência na decoração (ainda mais no estilo escandinavo).
Pinho
A coloração do pinho (ou pinheiro-do-Paraná) varia de amarelo pálido a castanho-médio. É fácil de ser trabalhada e ganha resistência e durabilidade ao receber tratamento. É muito utilizada na confecção de móveis e apresenta preço mais acessível.